Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível
Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível

O projeto 'Empreender para o Sucesso' preconiza um modelo de atuação de acordo com uma abordagem de intervenção multinível, pressupondo uma perspetiva sistémica, que abarca os diversos subsistemas intervenientes, com o intuito de possibilitar resultados positivos e frutíferos. A intervenção tem por base o modelo de 'Response To Intervention' (RTI), centrando a sua atuação na resposta em múltiplos níveis. Segundo a metodologia de intervenção multinível, o sistema procura responder adequadamente às necessidades de todos os alunos, ativando recursos coletivos quando tal se revela necessário.

Segundo a metodologia de intervenção multinível, o sistema procura responder adequadamente às necessidades de todos os alunos, ativando recursos coletivos quando tal se revela necessário. Neste sentido, o desafio que se coloca consiste em delimitar estratégias adequadas de intervenção em contexto escolar, em larga escala, facilitando também a monitorização do progresso de cada aluno. Para os restantes alunos, em que esta estratégia de intervenção ainda não se revela suficiente, prevê-se então a delimitação de outro tipo de recursos mais dirigidos e individuais, que vão ao encontro das reais necessidades de cada um desses alunos.

A Equipa Multidisciplinar está dotada de uma atuação transversal a todo o projeto, de forma a garantir o envolvimento, não só do aluno no seu processo de ensino/aprendizagem, mas também dos diferentes agentes educativos e das famílias. Integram a Equipa Multidisciplinar a Equipa CER, a Equipa de Capacitação Parental e a Equipa de Capacitação na área de novas estratégias de ensino/aprendizagem e de treino de competências socioemocionais.

 Objetivos

  • Promover uma triagem e sinalização precoce de crianças em situação de risco e desenvolver uma intervenção sistémica que atue nos diferentes fatores potenciadores do insucesso escolar de cada criança sinalizada;
  • Promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo ajustando o seu processo de ensino/aprendizagem para assim aumentar os níveis de sucesso escolar.

 Atividades

  • Criação de serviços integrados com um trabalho consistente e de qualidade na orientação escolar e vocacional, no apoio prestado aos alunos e suas famílias;
  • Elaboração de um plano global e integrado que apoie os alunos com dificuldades de aprendizagem ao longo da sua escolaridade;
  • Incremento de vários apoios prestados aos alunos e às suas famílias;

1. Equipa CER - Comunicar em Relação
1. Equipa CER - Comunicar em Relação
2. Ações de capacitação para equipas pedagógicas
2. Ações de capacitação para equipas pedagógicas
3. Ações de capacitação parental
3. Ações de capacitação parental
4. Encontros Temáticos
4. Encontros Temáticos