Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível

O projeto 'Empreender para o Sucesso' preconiza um modelo de atuação de acordo com uma abordagem de intervenção multinível, pressupondo uma perspetiva sistémica, que abarca os diversos subsistemas intervenientes, com o intuito de possibilitar resultados positivos e frutíferos. A intervenção tem por base o modelo de 'Response To Intervention' (RTI), centrando a sua atuação na resposta em múltiplos níveis. Segundo a metodologia de intervenção multinível, o sistema procura responder adequadamente às necessidades de todos os alunos, ativando recursos coletivos quando tal se revela necessário.

Segundo a metodologia de intervenção multinível, o sistema procura responder adequadamente às necessidades de todos os alunos, ativando recursos coletivos quando tal se revela necessário. Neste sentido, o desafio que se coloca consiste em delimitar estratégias adequadas de intervenção em contexto escolar, em larga escala, facilitando também a monitorização do progresso de cada aluno. Para os restantes alunos, em que esta estratégia de intervenção ainda não se revela suficiente, prevê-se então a delimitação de outro tipo de recursos mais dirigidos e individuais, que vão ao encontro das reais necessidades de cada um desses alunos.

A Equipa Multidisciplinar está dotada de uma atuação transversal a todo o projeto, de forma a garantir o envolvimento, não só do aluno no seu processo de ensino/aprendizagem, mas também dos diferentes agentes educativos e das famílias. Integram a Equipa Multidisciplinar a Equipa CER, a Equipa de Capacitação Parental e a Equipa de Capacitação na área de novas estratégias de ensino/aprendizagem e de treino de competências socioemocionais.

Objetivos

• Promover uma triagem e sinalização precoce de crianças em situação de risco e desenvolver uma intervenção sistémica que atue nos diferentes fatores potenciadores do insucesso escolar de cada criança sinalizada;
  • Promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo ajustando o seu processo de ensino/aprendizagem para assim aumentar os níveis de sucesso escolar.

Atividades

• Criação de serviços integrados com um trabalho consistente e de qualidade na orientação escolar e vocacional, no apoio prestado aos alunos e suas famílias;
  • Elaboração de um plano global e integrado que apoie os alunos com dificuldades de aprendizagem ao longo da sua escolaridade;
  • Incremento de vários apoios prestados aos alunos e às suas famílias;

1. Equipa CER - Comunicar em Relação
2. Ações de capacitação para equipas pedagógicas