Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor
Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor

Fundada em setembro de 1980, por iniciativa do então Presidente da Câmara, a Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor é um estabelecimento de ensino não oficial, destinado ao ensino da música e de instrumentos musicais, tendo como público alvo jovens entre os 8 e os 25 anos.

Para além do ensino de teoria musical, os instrumentos disponíveis para aprendizagem são bateria, clarinete, flauta transversal, percussão, piano, saxofone (alto, tenor e barítono), trombone de varas, trompete e viola.

Do ensino destes instrumentos, surgiu, em junho de 1981, a Orquestra Juvenil da Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Com o passar do tempo e devido à continuidade de executantes fundadores, passou a denominar-se Orquestra Ligeira da Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Fundada por Luís Manuel Velez Bonito, o qual, durante 31 anos e até à sua morte, desempenhou as funções de Maestro da Orquestra e professor dos diversos instrumentos, hoje em dia, a Escola de Música tem à frente dois antigos alunos da mesma: Pedro Pereira, como Maestro da Orquestra e professor, e Ricardo Miguel, como pianista da Orquestra, professor e diretor artístico.

A Escola de Música tenta cativar alunos que integram vário projetos musicais, como por exemplo o Musicando, projeto do Município em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, e a Escola de Artes do Norte Alentejano, no primeiro, para que os alunos possam ter continuidade musical, e no segundo, para que haja um intercâmbio e partilha de conhecimentos.

No ano letivo 2020/2021, para além dos 35 elementos da Orquestra, a Escola conta com 22 alunos com instrumentos distribuídos, com boa evolução musical, sendo previsível o seu ingresso na Orquestra, pois é o objetivo exclusivo da Escola de Música.