
Fundada em setembro de 1980, por iniciativa do então Presidente da Câmara, a Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor é um estabelecimento de ensino não oficial, destinado ao ensino da música e de instrumentos musicais, tendo como público alvo jovens entre os 8 e os 25 anos.
Para além do ensino de teoria musical, os instrumentos disponíveis para aprendizagem são bateria, clarinete, flauta transversal, percussão, piano, saxofone (alto, tenor e barítono), trombone de varas, trompete e viola.
Do ensino destes instrumentos, surgiu, em junho de 1981, a Orquestra Juvenil da Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Com o passar do tempo e devido à continuidade de executantes fundadores, passou a denominar-se Orquestra Ligeira da Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor.
Fundada por Luís Manuel Velez Bonito, o qual, durante 31 anos e até à sua morte, desempenhou as funções de Maestro da Orquestra e professor dos diversos instrumentos, hoje em dia, a Escola de Música tem à frente dois antigos alunos da mesma: Pedro Pereira, como Maestro da Orquestra e professor, e Ricardo Miguel, como pianista da Orquestra, professor e diretor artístico.
A Escola de Música tenta cativar alunos que integram vário projetos musicais, como por exemplo o Musicando, projeto do Município em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, e a Escola de Artes do Norte Alentejano, no primeiro, para que os alunos possam ter continuidade musical, e no segundo, para que haja um intercâmbio e partilha de conhecimentos.
No ano letivo 2020/2021, para além dos 35 elementos da Orquestra, a Escola conta com 22 alunos com instrumentos distribuídos, com boa evolução musical, sendo previsível o seu ingresso na Orquestra, pois é o objetivo exclusivo da Escola de Música.