Projeto “Para ti se não faltares”
Projeto “Para ti se não faltares”

O Município de Ponte de Sor dinamiza em parceria com a Fundação Benfica, o projeto socioeducativo' Para Ti se não Faltares'. Este projeto educativo destina-se à capacitação e combate ao absentismo e abandono escolar de crianças e jovens em risco.

Sendo um projeto que assenta numa estratégia de âmbito de Marketing Social, que utiliza a marca Benfica, como fator motivacional para a mudança de atitudes face à escola e uma valorização do percurso e desempenho escolar.

Em outubro de 2017 foi firmado um protocolo de colaboração entre a Fundação Benfica e Município de Ponte de Sor. Durante os três anos letivos (2017/2018, 2018/2019 e 2019/20), o projeto foi implementado nas três escolas de 2º e 3º ciclo sediadas no Município de Ponte Sor, incidindo sobre o território educativo do Agrupamento de Escolas de Ponte Sor.

Entre 2017 e 2020, estiveram inscritos no projeto cerca de 218 jovens, sendo a intervenção mais aprofundada junto de 195 destes alunos que foram aqueles que concluíram, pelo menos, um ano de projeto.

No decorrer dos 3 anos de implementação foram distribuídos 334 equipamentos desportivos e 221 pares de ténis para a prática do futsal, cerca de 300 unidades de material desportivo e cerca de 4400 unidades de material de consumo escolar e de escritório.

Foram desenvolvidas 903,5 horas de atividades regulares, distribuídos aproximadamente 7350 lanches, foram promovidas 12 sessões de apresentação e avaliação do projeto e 28 atividades extraordinárias.

Entre 2017 e 2020, para além das atividades regulares, desenvolvidas em contexto escolar, o projeto proporcionou aos beneficiários a participação em diversas atividades destacando-se:

  1. Dois Encontros de Futsal no Complexo Desportivo de Ponte de Sor, envolvendo beneficiários de todos os projetos Para ti Se não faltares! a nível nacional;
  2. Dois Torneios nos Pavilhões e campo sintético do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, envolvendo beneficiários de todos os projetos Para ti Se não faltares! a nível nacional;
  3. Três Visitas ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica e ao Museu Benfica – Cosme Damião;
  4. Dois Jogos de Futsal da equipa Sénior do Sport Lisboa e Benfica no Pavilhão do Estádio da Luz;
  5. Duas Aulas de Surf na praia do Rei, Costa da Caparica;
  6. Uma atividade em articulação com o Exército Português, no Regimento de Cavalaria nº3 em Estremoz;
  7. Sete torneios locais antecedentes às reuniões de entrega de prémios;
  8. Um festival nacional, no âmbito do projeto internacional 'Show Racism the Red Card';
  9. Três estágios das equipas de Seleção Para ti Se não faltares!, sendo que à data de fecho deste relatório, um ainda irá acontecer, em virtude da pandemia que afeta o país e das medidas decretadas decorrentes dessa situação;
  10. Três semanas de colónia de férias, sendo que, neste último ano em particular, devido à pandemia, a Colónia de Férias assumiu a vertente experiência em família, através de pacotes individuais Odisseias;
  11. Colónia de Férias assumiu a vertente experiência em família, através de pacotes individuais Odisseias.
  12. Três intercâmbios europeus de jovens, dois na Holanda e um em Lisboa, envolvendo um grupo de jovens ex-alunos do projeto a nível nacional e dois técnicos. Neles participaram: em 2018 na Holanda, um jovem e uma técnica de Ponte de Sor; em 2019 na Holanda, uma jovem de Ponte de Sor e em 2019 em Lisboa, dois jovens e uma técnica de Ponte de Sor.

 

No cumprimento da metodologia de projeto, foi atribuído um total de 839 prémios, destes, 233 prémios de final de período letivo, entregues aos beneficiários em cumprimento do contrato social, 114 medalhas, entregues aos participantes no torneio final nos anos letivos 17/18 e 18/19 e 48 prémios especiais (estágio de futsal e colónias de férias, tendo sido este último substituído, no ano letivo 19/20, por prémio familiar Odisseias, devido à pandemia) para destacar os melhores desempenhos e as melhores evoluções.