Kiitos@21st Century Preschools
Kiitos@21st Century Preschools

Em 2015, foi submetida e aprovada uma candidatura no âmbito do Programa 'Erasmus +' Ação Chave 2 Cooperação para a Inovação e Partilha de Boas Práticas, surgindo o projeto 'Kiitos@21stCenturyPreschools'.

Este, constitui-se num projeto de aprendizagem precoce de uma segunda língua, com o intuito de promover um programa de educação de infância de alta qualidade, centrado no nível pré-escolar, em Portugal e nos países europeus deste consórcio, interligando diferentes abordagens pedagógicas para apoiar o desenvolvimento global das crianças, preparando-as para os desafios do século XXI.

O projeto Kiitos@21stCenturyPreschools contou com a parceria de três instituições internacionais (Universidade da Çukurova, na Turquia; MWSE – Malapolska School of Economics, na Polónia, e o Audiation Institute, de Itália), e o envolvimento nacional do IPP – Instituto Politécnico de Portalegre, a APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês), o AEPS (Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor) e a APEEAEPS (Associação de Pais de Ponte de Sor) contando com a monitorização da DGE e de instituições de Ensino Superior da região, o Instituto Politécnico de Portalegre – responsável pelo Estudo de Caso, e a Universidade de Évora – responsável pela avaliação externa do projeto.

Ao nível da cooperação transnacional, o projeto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores, de professores universitários e de formadores especialistas que, em conjunto, elaboraram as linhas orientadoras da abordagem pedagógica integrada para a aprendizagem de uma segunda língua e o desenvolvimento das Competências para o Séc. XXI.

O ‘Kiitos@21stCenturyPreschools’ contribuiu, assim, para a melhoria das experiências educativas das crianças no contexto de Educação Pré-Escolar em Ponte de Sor e possibilitou a disseminação de um modelo de integração de uma segunda língua na Educação Pré-Escolar, contribuído para a concretização da política europeia que preconiza o multilinguismo como a pedra basilar da identidade europeia e como ferramenta essencial para a integração dos jovens na sociedade e no mercado de trabalho.

No âmbito do seu processo de cooperação para a inovação e partilha de boas práticas, este projeto concretizou os seguintes objetivos:

  1. Desenvolveu um referencial de orientações pedagógicas para a integração de uma segunda língua na Educação Pré-Escolar.
  2. Desenvolveu um conjunto de recursos e materiais pedagógicos que permitem aos educadores de infância e professores de línguas estrangeiras, professores de música e outras disciplinas específicas trabalharem de uma forma integrada as várias áreas da Educação Pré-Escolar, tendo em conta a promoção das Competências para o Séc. XXI.
  3. Desenvolveu uma cultura de trabalho colaborativo entre os professores, apoiando o processo de mudança da cultura organizacional das escolas, no sentido de se tornarem verdadeiras comunidades de aprendizagem com maior envolvimento e participação das famílias, e uma maior articulação com as várias entidades da comunidade e o mercado de trabalho.
  4. Promoveu a disseminação do projeto a nível nacional e europeu integrando os princípios e orientações da abordagem pedagógica do projeto na formação inicial e contínua dos educadores e professores a nível regional em parceria com as instituições de Ensino Superior da parceria.

 

Após três anos de implementação do projeto com o apoio do Programa Erasmus+, o projeto desenvolve-se neste momento em 12 salas de jardim de infância da rede pública e uma IPSS local, abrangendo cerca de 240 crianças dos 3 aos 5/6 anos, e uma equipa pedagógica constituída pelos educadores de infância do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e 16 professores das áreas de Inglês, Música e Atividade Física e Desportiva, suportados pelo Município de Ponte de Sor.

Da avaliação deste projeto, ressalta um conjunto de boas práticas que pretendemos dar continuidade, mas também um conjunto de oportunidades de melhoria que gostaríamos de desenvolver, no sentido de tornar este projeto num Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, com uma nova designação de ‘Kiitos4All’.