Ganhar o Futuro
A Educação, enquanto fonte inesgotável de desenvolvimento individual e coletivo, enfrenta hoje exigentes e ambiciosos desafios. Os sistemas educativos vivem dias de sobressalto e dificuldade, motivados pela crise sanitária. Esta pandemia, que provocou a maior crise no funcionamento dos sistemas educativos em muitas décadas, obrigou as comunidades educativas a superarem os seus paradigmas e a abraçarem novos modelos. As sociedades complexas, com as suas tensões, ruturas e as suas evoluções, de índole social, ambiental, económica ou tecnológica, reservam à educação o papel de construtor da cidadania, das aprendizagens e de desenvolvimento.
O atual ano letivo, na sequência do anterior, está mergulhado nas dificuldades provocadas pela pandemia, ao nível do ensino à distância, da recuperação das aprendizagens essenciais e das desigualdades, que crescem e se avolumam neste cenário. Os nosso alunos, professores, pais e pessoal não docente, têm mobilizado esforços para amortecer esta dinâmica, fazendo o possível para que as nossas escolas sejam um porto seguro nos tempos agitados que vivemos.
O combate à COVID-19 deixa bem evidente e claro a importância de sistemas educativos fortes e preparados para ganhar o futuro. Só está a ser possível aspirarmos a resgatar as nossas vidas pela dinamização de soluções impulsionadas pelo nosso conhecimento científico. Só esclarecidos e informados combatemos o negacionismo, credibilizamos o papel das instituições e protegemo-nos a nós, aos outros e à nossa comunidade.
O Município de Ponte de Sor tem, no quadro das competências que lhe estão confiadas, desenvolvido um projeto educativo coerente e transversal aos vários ciclos, do pré-escolar ao ensino superior. Só com uma população informada, preparada e qualificada podemos ambicionar desenvolvermo-nos e ganhar o futuro. É por isso que temos assumido a educação como uma das nossas principais prioridades, investindo em meios e estratégias, contextualizadas no nosso tecido económico, social e cultural, que possam aprofundar o nosso concelho como um território educativo de excelência.
Continuamos a enriquecer as nossas atividades extracurriculares na música, no inglês, no desporto ou na robótica. Sediamos a única unidade de alto rendimento localizada no interior do país para percursos duais, construímos uma ação social robusta, fortalecemos os meios materiais e humanos disponíveis e começamos a consolidar a aposta no surgimento de oferta formativa de âmbito superior. Estivemos preparados para responder, de forma pronta, preparada e elástica, aos desafios do ensino à distância, com a disponibilização dos equipamentos necessários, as escolas de acolhimentos, o serviço de refeições e as equipas de acompanhamento.
O nosso horizonte atual e futuro precisará de um projeto educativo cada vez mais transformador, disruptivo e de vanguarda, que prepare as novas gerações para superar os novos e renovados desafios que se colocam. Este projeto educativo, sempre inacabado e vivo, merece a mobilização dos nossos melhores recursos, ações e reflexões.
Assim, o Portal da Educação, é mais uma ferramenta que colocamos ao dispor da comunidade, para difusão e partilha de informação, afirmando o nosso concelho e a nossa rede de educativa como um ecossistema aberto, dinâmico e projetado para ganhar o futuro.
Ponte de Sor, 19 de fevereiro de 2021.
Hugo Pereira Hilário
(Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor)