Ações de Capacitação Parental Mesa Redonda "Crianças no mundo digital"
16 mai 2019 - 21 mai 2019

O Projeto ABC, fruto de uma parceria entre a Caminhar, o Município de Ponte de Sor e o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, dinamiza Ações de Capacitação Parental (Mesas Redondas) destinadas a pais, educadores, técnicos e comunidade. Estas constituem-se como um espaço privilegiado de formação e debate de vários temas educativos.

Resumo temático deste mês:

As novas tecnologias podem ser excelentes aliados no desenvolvimento da criança, desde que o acesso aos aparelhos eletrónicos seja mediado de forma consciente pelos pais e educadores, dado que há alguns cuidados a ter em consideração de forma a não perturbar o desenvolvimento social da criança.
O problema acontece quando a criança substitui os hábitos tradicionais de interação física com as outras pessoas e o meio ambiente pela interação exclusiva com os dispositivos eletrónicos.
A substituição de brincadeiras tradicionais que envolviam exercício físico pode comprometer a saúde das crianças, propiciando não só o isolamento social - que por sua vez pode causar problemas de saúde psicológicos como a ansiedade, a depressão e a dificuldade em expressar emoções e sentimentos - mas também o sedentarismo e a obesidade infantil.

(excerto c/ supressões) www.vidativa.com - artigo online